quinta-feira, março 11, 2010

1ª consulta de pediatria


O Dr. Nuno Carreira foi 5 estrelas. Muito simpático, bem humorado, fez-nos imensas perguntas, esclareceu todas as nossas dúvidas e na hora de observar o Isaac falou primeiro calmamente com ele e depois começou a fazer-lhe as "maldades". O Isaac parece ter gostado dele, portou-se muito bem. Está tudo excelente, excepto o peso. Além de não ter engordado desde que saiu da maternidade, perdeu 20 gramas. Resultado: 30 ml de suplemento depois de mamar.
Agora percebo perfeitamente o que a minha amiga D. sentiu no passado dia 2 de Março quando aconteceu o mesmo com a menina mais nova dela. Para nós como mães é começar a pensar que estamos a falhar nalguma coisa, o nosso leite não lhes dá tudo o que precisam para crescer. Já comecei a ouvir "o teu leite é fraco" e isso pôs-me ainda pior. O médico disse que isso é um mito que se criou e que a culpa não é minha. Fiquei mesmo triste.
Tentámos já dar-lhe o suplemento e se a primeira tentativa não correu bem, a 2ª já está a ser melhor. O papá está empenhado e parece estar a sair-se bem. Na 2ª feira voltamos lá só para ele o pesar, a ver se engordou alguma coisa.
De cada vez que algo não corre como esperado fico a pensar que falhei, mas sei que não pode ser assim. Não controlo nada, os filhos não são nossos e Deus sabe o que faz e permite. Está tudo nas suas mãos!

2 comentários:

Diana Vasco disse...

Olá giraça! =)
Só agora é que estou a saber da questão do suplemento. Apesar de nos custar muito, porque na verdade queriamos amamentar em exclusivo o máximo de tempo possível, temos tmb de encontrar um equilibrio, ou seja, pensar no que é melhor para o nosso bebé. Se sentes que o teu filhote fica melhor depois de tomar o suplemento, então precisas de pensar somente que estás a cuidar dele da melhor forma que consegues, indo ao encontro das necessidds dele. E tmb, lá por estares a dar o suplemento n significa que o teu leite vai secar, ou que vais amamentar menos tempo, ou até que vai ser sempre assim. A minha Inês não bebe muito suplemento, não porque não gosta (já chegamos a essa conclusão) mas porque fica satisfeita só com a maminha. Até porque se lhe der primeiro o suplemento e depois a mama, ela já não aceita a mama, portanto trata-se da dose dela. Não me parece que vá ser uma criança gordinha e grande, já a irmã não o é, e nunca aumentou como supostamente devia. Sempre tive filhas de percentil 25 de peso e por isso não me sinto nervosa sempre que me apercebo que ela pesa menos do que os outros bebés. Sinto-a bem, serena e satisfeita, e isso é o mais importante. Quanto ao teu Issac, é um doce de menino, lindinho, de fazer suspirar! E ainda bem que gostou do médico. A Beatriz mal entra no centro de saúde e no Hospital faz logo um berreiro. =(
Beijinhos, e já sabes, estou aqui! =)

Sara CS disse...

Marta, não tens culpa nenhuma! E pode ser que seja só uma fase e depois ele volte só ao teu leite, mas se por acaso não for assim não é crise nenhuma, ainda bem que há outro leite.