quarta-feira, setembro 15, 2010

Requisitos da Segurança Social

É tão interessante a prova de condição de recursos que temos de fazer à Segurança Social para continuar a receber o abono de família. Quem já tentou preencher a declaração no serviço Segurança Social Directa já se deve ter rido à brava. Querem que eu me lembre qual o saldo dan nossa conta bancária em Dezembro de 2009 (só podem estar a gozar) e além disso nunca perguntam qual o rendimento mensal do agregado nem sequer pedem o IRS 2009. Resultado: inventei um valor que me pareceu razoável porque não faço mesmo ideia quanto é que tinha na conta naquele mês... ah e resta saber se querem o valor que lá tínhamos no princípio ou no fim do mês. É que para além de ser mês de festas natalícias de certeza, é óbvio que o valor que se tem na conta no início do mês é diferente do do final. Os senhores que pensaram nisto até tiveram uma boa ideia mas a concretização foi um bocado infeliz. Concordo que se queira evitar que os que recebem muito e não declaram, recebam as mesmas prestações sociais daqueles que declaram tudo o que recebem, mas esta forma de fazer prova dos recursos não me parece muito apropriada. Mas pronto estamos no início, um dia isto tudo há-de ser bastante melhor!

2 comentários:

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

Olha, eu não me importei nada, sinto que comigo é finalmente feita justiça. Não recebemos um cêntimo que não seja declarado e não temos nada para além do que dizemos ter. (estou um bocadinho cansada que as pessoas olhem para o aspecto e achem que temos mais do que temos. pelos vistos não ser rico é ter mau gosto a vestir e andar com dentes podres)

Diana Vasco disse...

Estamos em Portugal, Martinha, mas tal como tu, sou uma optimista- isto há-de mehorar!
E o teu princípe mais pequeno, tão crescido que está e tão lindinho!
Esta fase custa sempre um bocadinho, mas já é uma benção teres possibilidade de deixar o teu pequenino com a tua sogra. Graças a Deus tive a oportunidade de ficar dois anos em casa, mas se tivesse a possibilidade de deixar ficar agora a minha Inês com alguém de família naõ pensava duas vezes. Mas enfim...
Beijinhos grandes. É sempre bom ler-te!