segunda-feira, março 03, 2008

1º dia de uma nova etapa

Foi estranho mas bom. Logo pela manhã fui ao Complexo Desportivo do Monte Abraão, começar a Natação. Soube-me tão bem...adoro nadar e já não o fazia com regularidade desde 2003 (ano em que comecei a trabalhar).

Fui à FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) entregar o contrato da bolsa (em vigor desde Sábado passado). O meu pai acompanhou-me (sempre disse que um dia havia de ser meu motorista...lol). Fomos almoçar a um dos quartéis onde o meu pai trabalhou (o IH - Instituto Hidrográfico). Foi bom recordar aqueles tempos em que ia lá passar o dia, via aquela azáfama toda da Direcção de Transportes que o meu pai na altura chefiava. Lembrei-me das brincadeiras que sempre faziam aos comandantes (como pôr pedras nas malas enquanto iam buscar as chaves do carro que iam levar). Lembrei-me do dia em que o meu irmão André começou a andar sozinho de bicicleta (sem rodinhas). Lembrei-me do colega do meu pai que nos dava sempre gelados (os rajás, como ele chamava) naqueles dias quentes de Julho em que já estávamos de férias.

Impressionante a quantidade de pessoas que falaram ao meu pai. Um recordava especialmente agradecido, por aquela vez em que o meu pai o "desenrascou". Uma pessoa simples, que embora trabalhe numa unidade militar, é civil e se lembrava daquele dia em que precisava de um carro para ir ajudar a mulher que tinha ido parar ao hospital...uma história que não percebi bem, mas que o marcou profundamente. "Este é um homem bom", dizia ele do meu pai. Realmente, sempre o conheci assim, disposto a ajudar todos quanto pudesse.
Ainda hoje é assim. Já na reserva e parece que ainda está mais ocupado do que quando estava no activo. Um dia vai conduzir o autocarro da junta de freguesia para levar os idosos da Sta Casa a passear, ou as crianças até à praia. Outro dia passa por outro quartel qualquer onde esteve para ir buscar roupa dada para levar à ABLA.

Enfim, orgulho-me muito do meu pai, e deixo-lhe aqui esta homenagem (embora ele não leia isto, porque não anda nestas coisas da net...navegar só nos navios da Marinha, e já lá vão uns aninhos).

Ah, também fomos ao Hospital Militar (levar uns calendários e umas canetas que uma senhora lhe tinha pedido ha um tempo...Sara, vês de onde vem esta minha veia??!). O Hospital onde nasci. Gostava de ter tirado uma foto, mas a máquina estava em casa.

Sem comentários: