quarta-feira, julho 16, 2008

Quinta da Fonte

Na linha de Cascais é uma zona industrial onde estão instalados os escritórios de empresas como a Procter & Gamble, a Edinfor, a Merck Sharp & Dome. Em Loures a Quinta da Fonte é um bairro de realojamento. Ali "depositaram" ciganos, pretos, brancos que moravam no espaço que
é hoje o Parque das Nações. Foi a solução mais rápida e barata que havia, esquecendo que juntar num "gueto" pessoas com culturas tão diferentes poderia, mais cedo ou mais tarde, dar molho (neste caso, tiroteio).

O nome a lembrar o campo, o amarelo bonito dos prédios em ruas com alguns espaços verdes não chegaram para manter um bom ambiente no bairro e na 6ª f as armas sairam à rua. De onde vieram tantas armas ilegais?? Cada um dê as suas respostas.

A verdade é que passada esta turbulência, os ciganos pedem novas casas... realmente incrível foi a Câmara de Loures ainda ter ponderado atribuir-lhas. Portanto, a lógica é esta: montamos uma barraca no meio de um descampado, logo vêm mais uns quantos assentar arraial e assim nasce um bairro de barracas.

Entretanto, e como até dá mau aspecto à freguesia e ao concelho e já lá estão há alguns anos, a Câmara decide atribuir casas a estas famílias. Um bairro bonito, bem cuidado, prédios baixos (porque quantos menos condóminos menos probabilidade há de haver confusão). Na 1ª semana tudo se mantém na mesma. Com o passar dos meses os prédios ficam sem portas, os elevadores deixam de funcionar, as escadas estão imundas, a entrada dos prédios está um nojo...

Os conflitos começam a surgir. Mas não me digam que os pretos foram bater à porta dos ciganos para lhes dar uma tareia. Sim, porque os ciganos são inocentes. Aliás, nós até vimos nas notícias os pretos com as armas. Os ciganos estavam quietinhos nas suas casas.

Please, começo a ficar farta destas palhaçadas. Se tivessem de pagar uma casa durante 40 anos, não iam pedir a ninguém para mudarem de casa porque os vizinhos são isto ou fazem aquilo. Felizmente a Câmara não se compadeceu e vai mandá-los todos de volta para o bairro. Mais nada. Entendam-se e não arranjem problemas.

Neste país os ciganos são as eternas vítimas...

Sem comentários: