terça-feira, julho 01, 2008

1º dia do trabalho de campo

Hoje foi o 1º dia de investigação no terreno. O 1º dia na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Sintra Oriental. Durante 1 ano acompanharei o trabalho da comissão de forma a perceber os conflitos de interesses entre técnicos, famílias e crianças; os constrangimentos do trabalho da comissão; a eficácia das medidas tomadas; como definem o superior interesse da criança, etc.

Vou ser uma observadora participante, já que ajudarei a comissão naquilo que puder e souber.

Foi um dia preenchido com duas reuniões. Normalmente as pessoas não sabem, mas as CPCJ funcionam em comissão alargada (onde participam elementos das IPSS, das escolas, de outras associações, etc, ligadas à infância e juventude) que se reune mensalmente; e em comissão restrita (com um elemento da câmara, da segurança social, das juntas de freguesias, da escola, da justiça), que se reúne semanalmente para deliberar sobre os casos pendentes.

Esta comissão está com uma média de 20 a 30 novos processos por semana, e abrange as crianças e famílias das freguesias de Queluz, Belas, Monte Abraão, Cacém, Massamá, Agualva, S. Marcos. A população tem aumentado, a crise também e os casos sinalizados também.

São situações muito difíceis para as quais é preciso estômago...

Também percebi que há alguns problemas de relacionamento entre a equipa, os feitios de algumas não se compatibilizam.

Peço a Deus que me use como pacificadora ("Bem-aventurados os pacificadores"), e que possa tocar aquelas famílias e sobretudo crianças com quem vou contactar.

Sem comentários: