quarta-feira, dezembro 10, 2008

Fazer investigação

é 99% de transpiração e 1% de inspiração.

Para aqueles que dizem que não faço nada (por trabalhar muitas vezes em casa), aqui fica esta frase de um professor meu da pós-graduação que comecei em Novembro. Mal sabe ele como esta frase faz tanto sentido para mim neste preciso momento.
Hoje tive reunião com a minha orientadora do doutoramento... há dias em que uma pessoa desmotiva por completo. Ainda por cima não sendo de sociologia (licenciatura), as dificuldades aumentam, e como ela própria diz, "é ainda mais trabalhoso e difícil". Mas ela é mesmo impecável e esteve sempre a dar ânimo, a dizer da grande utilidade desta tese e de como pode ser útil para as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens.

A persistência é isso mesmo: é pensar várias vezes em desistir, mas nunca o fazer. É insistir, insistir mesmo quando se pensa que é uma tarefa demasiado grande e dura para nós. E para os que acreditam em Deus, como é o meu caso, é ter a certeza que não vou fazer isto na minha força, mas Ele está comigo e que me vai ajudar para usar o resultado desta tese para melhorar o sistema de protecção à infância em Portugal. Às vezes penso que isto é ser utópica, mas não... porque se for Ele a orientar tudo, então Ele saberá o que é melhor. E sabemos que o melhor é que não haja crianças cujos pais não conseguem sê-lo, é haver famílias funcionais, nas quais não há maus-tratos... e se isso acontecer, o Estado deverá conseguir protegê-las, de forma a não estarem mais em risco.

Sem comentários: