quarta-feira, outubro 15, 2008

Dar




Gosto de dar.

Gosto de dar a quem sei que vai ficar feliz e vai usar as coisas que dou.

Gosto de dar porque por vezes é uma forma de rentabilizar recursos (temos de poupar o nosso planeta).

Gosto de dar quando vejo AQUILO que AQUELA pessoa vai gostar, e não só no Natal ou nos anos (até prefiro dar fora dessas épocas).

Gosto de dar especialmente se algum tempo antes aquela pessoa tinha comentado comigo que precisava disto ou daquilo.

Gosto de dar a quem precisa, ou pelo menos valoriza o que dou porque é útil e necessário.

Gosto de dar do meu tempo (graças a Deus por ter esse tempo) a causas importantes nas quais sei que posso dar a outros, normalmente aos mais desfavorecidos.

Gosto de dar aos colegas da ABLA coisas com que somos (tão) abençoados.

Gosto de dar porque gosto.

Sei que se continuar a dar vou sempre receber mais... é uma lei que não muda (mas não é isso que me leva a dar). Na ABLA dizemos sempre isso, nada do que nos dão é para ficar guardado, é para ir sempre dando a outros, a outras instituições, a outros projectos...


Acho que adquiri isto da minha mãe. Sempre que ia a casa de alguma colega ou assim, a minha mãe dizia-me sempre, "leva alguma coisa" e noutros contextos dizia-me "nunca te arrependas de fazer o bem"

Mas também do meu pai, que sempre ajudou toda a gente e sempre o vi disponível para quem precisasse de ajuda.

Isto contagiou-me até hoje, e espero que continue a ser assim, porque como diz a Bíblia "melhor coisa é dar que receber". Até porque já tive muitas experiências que quando dou mesmo ficando sem aquela coisa de que gostava, Deus manda logo outra coisa tão boa ou melhor sem sequer esperar.

A minha amiga S. diz que é um dom, não sei, mas também gosto de servir, e acho que esse sim é o meu dom, o serviço. As duas coisas estão relacionadas, por isso acho que acredito na minha amiga.
Agradeço a Deus por me ter dado pais assim, sensíveis às necessidades dos outros e que souberam transmitir-me isso tão bem.

2 comentários:

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

tb tive a graça de crescer com pais assim e avós tb assim. ser-se generoso é algo que se aprende e não há coisa melhor do que gostar simplesmente de dar.

(e tu és dessas pessoas, realmente!)

Sara CS disse...

Não conheço ninguém como tu, que nos mime tanto, com quem temos sempre a sensação de estarmos constantemente a ser lembrados.
Isso só pode vir de Deus, Marta!
És um espanto... .
Beijinhos e obrigada por tantas coisas que nos tens dado, mas acima de tudo pela tua amizade.