domingo, outubro 26, 2008

Lições tiradas duma Arca (por Robert J. Tamasy)

"Há algum tempo atrás deparei-me com a lista que se segue, intitulada “Tudo o que eu preciso saber a respeito da vida, aprendi com a arca de Noé”. Confesso que não me recordo da fonte, por isso peço perdão por não dar o crédito devido ao autor. Contudo, pelas observações simples, mas muito profundas, gostaria de partilhar esses pontos com alguns comentários meus.

A maioria de nós já ouviu falar sobre "a arca de Noé", um barco que segundo a Bíblia (Génesis 5-9) foi construído ao longo de 120 anos e serviu para proteger Noé do dilúvio que cobriu a terra, a sua família e um casal de todas as espécies de animais. Este relato contém lições de alto valor para o mundo profissional e empresarial.

1. Não perca o barco. Algumas oportunidades surgem em ocasiões raras – e muito provavelmente uma só vez na vida! Quando aparecem, precisamos estar prontos para lhes dar resposta, mesmo sem ter a certeza dos resultados.

2. Lembre-se que estamos todos no mesmo barco. Quando enfrentamos desafios complicados, as diferenças triviais deixam de ser tão importantes quanto pensávamos que fossem. Combine os recursos e trabalhe com outras pessoas para alcançar êxito.

3. Prepare-se antecipadamente. Não estava a chover quando Noé construiu a arca. Alguns esperam até que ocorra uma crise para, só depois, decidir procurar uma solução. Planeamento pró-activo, antecipando problemas potenciais e adopção de medidas para vencê-los são atitudes sábias.

4. Mantenha-se em forma. Quando tiver 600 anos de idade, pode acontecer pedirem-lhe para fazer algo de grande envergadura. Às vezes, falamos sobre alguém que já não está na “flor da juventude”. Na maioria dos casos, a experiência e capacidade não conhecem limitações. Portanto, prepare-se para responder sempre que for necessário.

5. Não dê ouvidos aos críticos... Prossiga com o trabalho que precisa ser feito. Sempre que adoptar um projecto que esteja fora das normas irá confrontar-se com cépticos. Mostre firmeza nas suas convicções e continue o trabalho que acredita ser necessário, apesar da oposição.

6. Construa sempre. Vivemos num mundo em que demolir e destruir parecem estar na moda. Os melhores líderes são os que constroem, criam e realizam melhoramentos positivos para o aperfeiçoamento de todos.

7. Em nome da segurança, viaje aos pares. Existe grande perigo em ser uma pessoa solitária. É melhor juntar-se e formar equipa com outros.

8. A rapidez nem sempre tem vantagens. As cobras estão a bordo juntamente com os leopardos. Se não dispõe de tempo suficiente para fazer tudo da forma correcta, logo à primeira, porque é que acha que vai ter disponibilidade para voltar a fazer tudo de novo?

9. Quando estiver em stress, flutue durante algum tempo. Quando os desafios se acumulam, muitas vezes somos tentados a fazer qualquer coisa, mesmo que seja errado. Porém, o melhor a fazer é estar muito quieto e relaxar à espera que passe.

10. A arca foi construída por amadores e o “Titanic” por profissionais. Credenciais que impressionam não garantem o sucesso de um empreendimento. Trabalho árduo e bom senso podem realizar maravilhas.

11. Não importa a tempestade, quando se está com Deus, há sempre um arco-íris à espera. A Bíblia afirma: “Nós sabemos que Deus dispõe tudo para o bem daqueles que o amam, e que ele chamou segundo o seu plano”. (Romanos 8:28). Isto às vezes soa banal, mas é autêntico, mesmo quando aparentemente pareça totalmente improvável.

Questões para Reflexão/Discussão
1. Conhece bem a história da Arca de Noé? Imaginou ser possível retirar dela lições e princípios valiosos para aplicar no nosso dia-a-dia?
2. Dos 11 princípios expostos, qual acha ser o que tem mais relevância à sua volta? E qual deles tem um significado importante perante circunstâncias que teve ou está presentemente a enfrentar?
3. Já alguma vez sentiu e/ou se viu numa situação idêntica à de Noé, no sentido de procurar servir o próximo desinteressadamente, criar, ter ideias novas… e ao mesmo tempo lidar com todo o tipo de oposição? Quer comentar?
4. Consegue descobrir outros princípios e lições importantes na história da Arca de Noé e que possam ser aplicados no nosso local de trabalho ou responsabilidades pessoais?"

Sem comentários: