sexta-feira, outubro 03, 2008

um dia muito difícil


aguardamos com expectativa o momento em que leremos no blog quezia que nasceu a Júlia, e por outro lado tive um dia tão difícil na comissão. Tivemos de retirar uma criança da família. Foram buscá-la à escola, com direito a polícia a acompanhar e tudo (como manda a lei). As colegas trouxeram-no para a comissão, fui comprar-lhe lanche... aquele olhar triste mas ao mesmo tempo dócil e envergonhado. Quis uma sandes, uma coca cola e um chocolate, perguntou-me se podia ir comigo ao café, mas isso não era possível. Tinha um livro da Susana Tammaro no colo, foi a professora que lhe tinha dado, com uma dedicatória... "A história do menino que não gostava de ler", perguntei-lhe se gostava de ler, respondeu-me que sim.


Estava a acabar de lanchar e as técnicas foram levá-lo à instituição. O pai tem outros 3 filhos em instituições, a mãe nunca o viu como filho, sempre foi um empecilho na sua vida... como é possível? Uns querem ter e não conseguem, outros têm e não os querem, anda tudo ao contrário.


Ao descer as escadas disse-nos adeus, ainda com o chocolate na mão... e assim vai crescendo o número de crianças institucionalizadas em Portugal.

Sem comentários: