quarta-feira, janeiro 07, 2009

"Nós por cá": o meu programa favorito

Aqueles que me conhecem bem, sabem que sou inconformada por natureza, não com o que tenho, mas com as coisas que estão mal à minha volta. Acho que saio ao meu pai... sempre fui de fazer reclamações (por escrito) em serviços em que me sinto enganada (como foi o casa de hoje na TMN, às 9h30 já estava à "porta" da TMN no Oeiras Parque, e saí de lá com o triplicado da reclamação que agora segue para a ASAE); às câmaras municipais dos sítios onde vivo ou onde passo férias... enfim, onde as coisas não estão bem por desleixo ou incompetência, reclamo.

Já há um tempo que andava para tirar umas fotos ao famoso muro (ou o que resta dele) que ruiu em Fevereiro de 2008, na estrada qu liga Belas a Queluz... é que passado um ano, está tudo exactamente na mesma (ou pior, porque os buracos na estrada vão aparecendo).

Sempre gostei da rúbrica da SIC "Nós por cá", no jornal da noite à 3ª feira, agora estou ainda mais contente com o facto do programa passar todos os dias úteis. Fico especialmente contente por ver que os portugueses estão a ficar um pouco mais "despertos" para os seus direitos. Quando se trata de reclamar, os portugueses até reclamam, mas só a mandar coisas para o ar, quando vão no combóio ou no autocarro, quando estão no centro de saúde ou no hospital há horas... mas quando chega a hora de escrever, "escreve tu, que isso dá muito trabalho", e afinal até temos de deixar a nossa identificação, parece mal!
Mal parece os impostos que pagamos e os péssimos serviços que temos, isso sim. Mal parece os funcionários públicos serem pagos para prestar um serviço de qualidade e depois o que vemos é gente com cara de "toda a gente lhe deve e ninguém lhe paga", e quem apanha com a má disposição deles somos nós, os utentes, quem lhes paga os ordenados. Mal parecem os milhões de lucro que as grandes empresas de telecomunicações dêem uma informação num dia sobre um serviço, e no mês seguinte a factura vir o dobro (mas garanto-vos que só paga o que me informaram que seria).

Fica o desabafo por um país que não é perfeito, mas que até tem algumas coisas boas. Sei é que temos de reclamar, com educação e calma (nem sempre fácil), e sugerir melhorias, claro. Já tirei algumas fotos hoje que vou mandar para a SIC. A famosa estrada nacional 117, junto à ribeira onde morreram as duas senhoras em Fevereiro; e duas passadeiras numa subido do Pendão (têm lombas para quem sobe, mas os carros que vêm a descer, podem acelerar à vontade e levar os peões à frente, porque lombas nem vê-la. Irónico não?)

2009: o ano das reclamações.

1 comentário:

B. Alvoeiro disse...

Tenho andado meio ausente dos meios cibernauticos nas horas de lazer, principalmente porque não paro de os usar no horário de expediente!No entanto não posso deixar de dizer que te compreendo muito bem. Sabes bem que eu até disponibilizo os meus préstimos como elaborador de reclamações para os amigos, porque nunca consigo ficar quieto e calado perante um mau serviço prestado ou perante um compromisso comercial não cumprido. Ainda bem que somos cada vez mais os que não gostam de "comer e calar"! Bjs e Bom Ano!