segunda-feira, maio 11, 2009

Bela Vista

Este país ainda não percebeu que por mais bonitos que sejam os nomes dados aos bairros sociais, não deixam de ser fortemente estigmatizados e, pior que isso, têm realmente muitos problemas sociais dentro daquelas quatro paredes das casas que lhes foram "dadas", só para os tirar das barracas. Afinal, continuam a construir-se guetos onde à mais pequena faísca, explodem problemas sociais até aí camuflados.
Há pouco tempo vimos a Quinta da Fonte em Loures, agora vemos a Bela Vista em Setúbal. Os jovens quiseram homenagear o amigo morto a tiro pela polícia e para isso juntaram-se à porta da esquadra e fizeram uns burn outs com as motas. Que eu saiba isso é proibido (os burn outs), já começam mal a homenagem. "Somos muito injustiçados, a polícia persegue-nos sem fazermos nada". Acho-lhes uma piada... afinal o amigo "só" estava a participar num assalto, porque raio a polícia havia de o perseguir? Levou um tiro na nuca e pode ser que assim sirva de alerta. Pareço demasiado cruel a falar assim, mas não me venham dizer que a polícia foi injusta.
Ao mesmo tempo fala-se de criar um código penal para menores de 16 anos. Por um lado acho bem, mas antes disso devia-se pensar em responsabilizar os pais. Estudos provam que jovens delinquentes provêm, na sua grande maioria, de famílias completamente disfuncionais, em que houve divórcio, violência, abandono, perdas sucessivas... Afinal de quem é a culpa de muitos jovens se meterem nessa vida? Uns dizem que é do sistema que não lhes dá alternativas, emprego, ocupação, eu digo que em parte é dos pais que nunca lhes ligaram nenhuma, educação foi coisa que não passou por aquelas casas. Claro que há excepções, mas grande parte das situações passa mesmo por isto.
Ah os imigrantes de 2ª geração não têm valores, não respeitam ninguém.
O meu marido e alguns amigos meus podem incluir-se neste grupo de filhos de imigrantes (retornados das ex-colónias) e não se tornaram delinquentes. Porquê? Em casa, e não só, foram-lhes transmitidos valores e tiveram um acompanhamento familiar adequado. Não, não foi perfeito porque não há pais nem famílias perfeitas, mas foi-lhes dada educação para chegarem ao que são hoje.
E que tal começar a tentar perceber-se que pais são aqueles dos gangs da Bela Vista e de outros bairros problemáticos do país?