quarta-feira, novembro 18, 2009

curso de preparação para o parto


Há quem diga que são uma treta, há quem diga que são muito úteis. Eu como nunca frequentei nenhum (nunca tinha estado grávida né?), vou fazer. Depois de contactar alguns centros de saúde, aquele a que pertenço e vários nas proximidades, quase todos me responderam que não tinham. Uma enfermeira até se riu ao telefone, com desdém. Não vejo onde está a graça?

A Unidade de Saúde Familiar de Massamá, recentemente inaugurada, tem mas só aceita as grávidas que lá pertençam. Muito bem, pensei, o Estado não tem, vou procurar os privados com acordo com o SNS. Encontrei duas clínicas, uma no Monte Abraão. O que posso querer mais. Ontem fui à médica de família, passou-me a credencial (consulta de fisiatria) e já estou inscrita para começar às 28 semanas (semana antes do Natal). Centro de Reabilitação S. Jorge.

O Estado não tem, paga aos privados para podermos ter. Afinal, é para isto que pagamos impostos, que descontamos balúrdios... gozemos alguma coisa antes de chegar à reforma, porque nem essa sabemos se teremos.

Sem comentários: