segunda-feira, novembro 16, 2009

"Filhos de pais em guerra"

A SIC transmitiu uma reportagem assim intitulada, sobre os filhos de pais em situação de divórcio. Depois de muita lavagem de roupa suja (que acho que era completamente dispensável), chego a uma conclusão: o divórcio (claramente condenado pela Bíblia) só traz mágoas, tristezas, infelicidade, feridas que ficam para sempre... sobretudo nas crianças que sem terem culpa nenhuma, se vêem como joguetes e pombos correios entre os pais!
Muitos casos que aparecem na comissão de protecção são de falsas denúncias de abuso sexual apenas com o objectivo de impedir que o outro veja o filho. Os tribunais estão atulhados de processos desses. É triste ver as crianças no meio daquilo tudo, sem perceber muitas vezes o que se passa e sofrendo aquilo que se designa por síndrome alienação parental. Pior ainda é quando as crianças são sujeitas a exames de perícias do Instituto de Medicina Legal para se averiguar a veracidade da denúncia.
Além disto há os pais que como vingança contra o outro progenitor, deixam de pagar a pensão de alimentos dos filhos.
Mas será que estes pais não percebem que não estão a prejudicar o outro progenitor, mas são sempre as crianças que saem lesados, sobretudo emocionalmente e muitos não voltam a recuperar, vivendo revoltados e frustrados com a família que (não) têm. Como é possível submeter-se uma criança a todos estes maus tratos (sim, isto também são maus tratos e muito graves) para se vingar do outro, que é adulto. Isto revolta-me! Há muitos pais que precisavam de ser penalizados, mas infelizmente neste país saem todos impunes.

1 comentário:

Diana Vasco disse...

Acreditas que tive de mudar de canal porque estava a sentir-me muito nervosa com a reportagem?! Especialmente com aquela mãe a falar, a sra.Drummond.
As lágrimas vieram-me aos olhos e pensei nas minhas filhas. Agradeci a Deus por elas e pelo marido que tenho. POr ter a certeza de que não passaremos por esse drama.Mas ainda assim, custa muito pensar que mesmo ao nosso lado, existem crianças a crescer assim, sem amor, sem uma estrutura forte, sem uma segurança, sem uma vida feliz...

***