sábado, março 28, 2009

As representações das crianças sobre as madrastas

Estou a fazer um trabalho para a cadeira do Eduardo Sá sobre as madrastas nos contos infantis e como as crianças de hoje vêem esta figura enquanto "substituta" da mãe. Tenho 19 composições de crianças de uma escola pública, de 4º ano. Ri-me muito a ler as composições, aqui ficam algumas frases para apreciarem a profundidade do pensamento das nossas crianças:
"Os carinhos da mãe são abraços e beijinhos, os carinhos da madrasta são iguais ao da mãe mais com algumas palmadas".
"Eu acho que por vezes as madrastas podem ser boas. Mas as madrastas nunca podem ser a nossa mãe, aliás são só madrastas. "
"Uma madrasta é quando um pai e uma mãe já não querem viver um com o outro mas é um bocadinho triste e os pais casam com outra porque pode ser que ele não gosta dela"
"Eu sinceramente não gostava muito se tivesse uma madrasta nunca seria melhor que uma mãe biológica, a sério! A sério mesmo! Estou muito grato a Deus por me dar uma mãe! Mesmo muito! É verdade! E não gostava (penso eu) muito de ter uma madrasta, estou bem como estou, com uma mãe biológica!"
"Eu acho das madrastas um pouco más mas não posso dizer que são muito más porque há madrastas boas, aliás não sei porque não tenho madrasta e também não gostava de ter "

Sem comentários: