segunda-feira, março 16, 2009

Em dois dias fiquei a saber que uma amiga perdeu o bebé e que outra ia recorrer ao aborto porque às 23 semanas foi diagnosticado um erro no 5º cromossoma o que daria, segundo os médicos, um síndrome muito raro, implicando uma deficiência profunda do bebé.
Pensar que isto pode acontecer a qualquer uma assusta, mas saber que temos um Deus que dá a vida, e sabe tudo o que faz, acalma. Temos em quem confiar!
Mas como se diz a uma pessoa cujo bebé se prevê deficiente p'ra dar-lhe a oportunidade de viver?? Não imagino a dor da S. Vai ter de tomar um comprimido no dia anterior para matar o bebé (a Matilde) e no dia seguinte fará um parto normal... é demasiado horrível. O médico diz que isto pode nunca mais acontecer numa futura gravidez, mas o medo, a dúvida vão persegui-la sempre. As minhas amigas S. estão a passar por momentos de dor, mas enquanto descanso nEle para as consolar, sei que a 1ª tb confia nEle, enquanto que a 2ª está entregue a si própria e às mãos dos médicos que a aconselharam a abortar.

2 comentários:

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

bom, eu tb assisti a um caso de aborto forçado às 24 semanas por trissomia 21. como se explica a uma mãe que o bebé que esperava não é o tradicional? não sei, nunca passei por isso, mas passar por essa decisão...e viver o peso deve ser certamente pior do que tentar criar um filho diferente.

Sara CS disse...

Pois, a outra S. não deve estar a viver dias nada fáceis... .
Eu estou bem, como sabes!
Beijinhos.