terça-feira, novembro 10, 2009

H1N1 e episódios "interessantes"

Pois é, anda tudo em pânico com a gripe A. Acho que não é caso para tanto.
Na penúltima semana de Outubro, uma colega da CPCJ disse-me para não me aproximar muito dela porque tinha estado com o sobrinho no dia anterior e ele estava com gripe A.

No Domingo, dia 1, estivemos na igreja com um menino que estava com febre, e durante a semana foi-lhe diagnosticada Gripe A. O menino só tem um pulmão e a própria médica disse que foi um milagre ele ter reagido tão bem e não ter complicações. Estivemos em contacto com ele, com os pais e com a irmã e não apanhámos.

No mesmo dia tivemos a festa de uma das nossas afilhadas. Como o pai de uns meninos, que eram convidados, estava doente com febre, fomos buscá-los a casa para poderem ir à festa. Era gripe A. Estive com a mulher dele, cumprimentámo-nos com dois beijinhos e não apanhei!

Hoje estávamos a chegar a casa de uns familiares, quando entretanto ficámos a saber que os filhos de uns amigos nossos estão com gripe A. "Por acaso" estivemos com eles no Domingo à noite e os miúdos estavam com febre, mas quando chegámos lá já estavam a dormir, por isso só os vimos mesmo deitadinhos.
Hoje quando contámos aos nossos familiares souberam disto, sentimos imediatamente um distanciamento medroso. Foi quase instantâneo... "podes estar no período de incubação". Até ouvi que disseram na TV que se uma grávida apanhasse gripe A, por não ter sido vacinada, não lhe pagam a baixa. Olha que pena, a segurança social também não ma paga mesmo.

Enfim... as pessoas ainda não perceberam que se não for Deus a proteger, por mais cuidados, prevenção e até vacinas que tomem, não adianta nada. Claro que nos prevenimos mas confiamos acima de tudo nEle para cuidar de nós os três cá em casa.